Seriados de Verão

Nesta segunda-feira, 03/01/2011, começa a temporada de seriados americanos na madrugada global. Primeiro teremos a 7ª temporada de 24 Horas. Depois deve vir a 6ª e última de Lost. Com um pouco de sorte ainda vamos assistir à continução de Prison Break, exibida no verão passado, mas é pouco provável. Esta só entrou na programação há um ano atrás porque não teve Jack Bauer.

É a única chance de vermos os seriados estrangeiros na programação da Globo. E de madrugada, após o Jornal da Globo, apenas durante dois meses no ano. Nos outros, só temos a animação American Dad, aos sábados, também de madrugada, após o Altas Horas. É a medida de quanto a emissora prestigia as produções americanas que tanto sucesso fazem na TV paga.

Nem sempre foi assim. Lembro que ver Casal 20 e Magnum em horário nobre nos anos 80. Ou Manimal sábado à tarde. Ainda tivemos uma outra boa leva de seriados, já no final dos 80, início dos 90, com MacGyver, Barrados no Baile, Alf, Os Simpsons  e Família Dinossauro. Não  falei dos 70, certamente o auge dos enlatados, porque a minha terna idade na época não me permitiu guardar muitas lembranças.  

Depois disso, não recordo de mais nada de significativo passando na Globo. Creio que com a chegada da TV paga ao Brasil na primeira metade dos anos 90 a emissora desisitiu de exibir seriados americanos em TV aberta. Ela mesma já investindo do setor de TV por assinatura como acionista da NET, consciente ou inconscientemente, anteviu que o lugar das séries seria nos canais pagos.

Há o lado bom, pois temos uma emissora capaz de produzir 80 ou 90% de sua programação localmente e com alta qualidade, sem depender de produções estrangeiras.

Mas também reflete o quanto a Globo perdeu o bonde da história. Nos anos 00 a TV por assinatura se consolidou, as séries americanas ganharam qualidade, reconhecimento da crítica e explodiram no Brasil e no mundo. Outros canais abertos como o SBT, a Record e a Band, perceberam que poderiam arrancar uns pontinhos no IBOPE às custas dos seriados. A Vênus Platinada não se preocupou com isso. É uma pena. Quem não gostaria de ver um bom seriado no lugar de fórnulas já esgotadas como Zorra Total ou Malhação?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: